Pós‑Graduação 100 % EAD em Psiquiatria Infantil

DiasHorasMinutosSegundos
06
04
22
14

Inscreva-se no Processo Seletivo de Financiamento Estudantil da FMA

OPORTUNIDADE ÚNICA

Reconhecido pelo MEC

100% EAD

Duração de 12 meses

TOQUE NO BOTÃO PARA PREENCHER SUA APLICAÇÃO

Uma formação que alia excelência acadêmica e compreensão profunda do ser humano para uma prática médica que contempla todas as dimensões do cuidado.

COMO PARTICIPAR DO
PROCESSO SELETIVO:

Nós sabemos que uma pós-graduação em Psiquiatria de boa qualidade tem custo elevado e dificulta a participação de ótimos profissionais.


Por isso, nós decidimos selecionar poucos alunos para participarem do nosso processo seletivo com condições de pagamento facilitadas.


Abaixo, você confere todas as etapas do nosso processo seletivo.

Primeiro passo | Preencher o formulário:


Preencha o formulário e aguarde o nosso contato, que acontecerá em até 24 horas.

01

02

Segundo passo | Entrevista com o coordenador do curso:


Caso você seja selecionado(a), nossa equipe entrará em contato via WhatsApp e e-mail para a marcação de uma entrevista com o coordenador da nossa Pós-graduação em Psiquiatria, o Dr. Gabriel Ferreira.


Nesta etapa do processo seletivo, ele avaliará seu perfil, histórico e motivações, garantindo uma análise cuidadosa e profissional de seu potencial para receber uma das bolsas de estudo.


Essa etapa também é importante para que possamos compreender se você está alinhado aos valores da nossa faculdade.

O Dr. Gabriel é médico psiquiatra formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui pós-graduação pelo Instituto Municipal Philippe Pinel, importante centro de referência em saúde mental.


Com experiência clínica consistente, atuou no Núcleo de Saúde Mental da Policlínica Piquet Carneiro (UERJ) e dedicou cinco anos como médico militar da Aeronáutica na Base Aérea de Santa Cruz, desenvolvendo competências em diversos contextos da prática psiquiátrica.

Terceiro passo | Resposta:


Após a entrevista, em até 24 horas, você receberá uma resposta caso tenha sido aprovado no nosso processo seletivo para o financiamento estudantil.


Atenção: o número de vagas é limitado e, caso você não faça sua matrícula no prazo estabelecido, ela será passada para o próximo candidato.


Ao preencher sua aplicação, você receberá acesso exclusivo a um presente que a FMA vai liberar para você.

03

POR QUE ESCOLHER A PÓS-GRADUAÇÃO EM PSIQUIATRIA INFANTIL?

Nosso curso oferece uma abordagem centrada na saúde integral da criança e do adolescente, preparando médicos para compreender não apenas os transtornos mentais, mas também o impacto emocional, social e familiar na saúde psíquica.

VISÃO INTERDISCIPLINAR: Integração de psicopatologia, psicofarmacologia e psicoterapias modernas.

CORPO DOCENTE RENOMADO: Professores com experiência acadêmica e prática.

ABORDAGEM CENTRADA NO CLIENTE:

Formação baseada no desenvolvimento emocional e social da criança.

ESTUDO DE CASO CLÍNICOS REAIS:

Aplicação prática do aprendizado.

100% ONLINE E FLEXÍVEL:

Estude no seu ritmo.

CONHEÇA O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I

Psiquiatria da infância e adolescência
  1. Desenvolvimento infantil e de adolescentes 
  2. Avaliação e exame psíquico da criança e do adolescente
  3. Transtorno do espectro autista: abordagem diagnóstica
  4. Abordagem terapêutica
  5. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
  6. Deficiência intelectual
  7. Transtornos de aprendizagem
Psicopatologia
  1. Anamnese
  2. Observação do comportamento
  3. A consciência
  4. A atenção
  5. A orientação
  6. A memória
  7. A afetividade
  8. A vontade
  9. A psicomotricidade
  10. A sensopercepção
  11. A inteligência
  12. O pensamento e o juízo da realidade
  13. A linguagem
  14. O eu, o self e a consciência do eu
  15. Juízo de realidade
Orientação Familiar
  1. As presenças na infância
  2. Os pequenos poderes da presença
  3. O aprendizado infantil 
  4. O carinho e a firmeza
  5. Os bons hábitos 
  6. Os quatro hábitos básicos I
  7. Os quatro hábitos básicos II 
  8. Obediência e autoridade
  9. A vinda dos filhos e a dinâmica familiar 
  10. Alguns princípios para educação dos filhos 
  11. O alinhamento do casal na educação 
  12. A interferência dos filhos na vida do casal 
  13. Estudo de Caso: chegada dos filhos e o distanciamento do casal
  14. Outros aspectos da educação no lar
Transtornos do neurodesenvolvimento I


  1. Particularidades na educação infantil
  2. Particularidades de uma educação familiar
  3. Família e pessoa humana
  4. Definições na História e Novas Evidências Científicas
  5. Tipos e Apresentações
  6. Introdução aos Transtornos do Neurodesenvolvimento
  7. TDAH - Primeiras Evidências
  8. Definindo o TDAH segundo a DSM V - TR
  9. Critérios Diagnósticos para o TDAH
  10. Comorbidades e o TDAH
  11. O cérebro da pessoa com TDAH
  12. Funções Executivas e o TDAH
  13. TDAH e o Diagnóstico Diferencial
  14. TDAH e Medicamentos
  15. TDAH - Mitos e Fatos
  16. TDAH e Aprendizagem - dos 0 aos 11 anos
  17. TDAH e Aprendizagem - Adolescência
  18. Orientação à Família da criança com TDAH
  19. TDAH - Avaliação na Infância e na Alfabetização
  20. TDAH - Avaliação na Adolescência
  21. TDAH - Leis e Direitos
  22. TDAH - Orientação à Equipe Escolar e Multiprofissional da criança com TDAH
  23. TDAH - Intervenção Infanto Juvenil 10
Transtornos do neurodesenvolvimento II - Transtornos específicos da aprendizagem


  1. Introdução dos transtornos específicos de aprendizagem
  2. História dos transtornos específicos de aprendizagem
  3. Classificação dos transtornos específicos de aprendizagem
  4. Avaliação dos transtornos de aprendizagem
  5. Transtornos de leitura - Parte 1
  6. Transtornos de leitura - Parte 2
  7. Transtornos de leitura - Parte 3
  8. Transtornos da matemática
  9. Transtornos da escrita
  10. Deficiência Intelectual
  11. Outros Transtornos do Neurodesenvolvimento
Psicofarmacologia I
  1. Noções gerais do tratamento farmacológico
  2. Farmacocinética
  3. Farmacodinâmica
  4. Tricíclicos
  5. Inibidores seletivos da recaptação de serotonina
  6. Inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina
  7. Bupropiona; Mirtazapina e antagonistas dos receptores 5-AT2
  8. Inibidores de monoaminoxidase
  9. Antipsicóticos de primeira geração
  10. Efeitos neurológicos relacionados ao uso de antipsicóticos
  11. Antipsicóticos de segunda geração
  12. Clozapina
  13. Lítio
  14. Anticonvulsivantes
  15. Ansiolíticos
  16. Hipnóticos
  17. Agitação psicomotora - avaliação inicial
  18. Farmacoterapia em condições de urgência
  19. Abordagem de gestantes e lactantes
  20. Abordagem farmacológica na infância
  21. Abordagem farmacológica do idoso e antidemenciantes
  22. Psicoestimulantes

Módulo II

Consultório médico e marketing para médicos
  1. Construção de um consultório escalável
  2. Pesquisa de mercado e concorrência
  3. Desenvolvimento de produtos digitais
  4. Testes e validação de ideias
  5. Estratégias de Conteúdo para Redes Sociais
  6. Posicionamento seguindo as diretrizes do CFM
  7. Anúncios em redes sociais e outras mídias
  8. Conceitos de copywriter para médicos
  9. Briefing e relacionamento com agências e prestadores de serviço
  10. Aquisição e retenção de pacientes
Transtornos do neurodesenvolvimento III - Transtorno do Espectro Autista (TEA I)
  1. Introdução ao TEA: o que mudou em sua compreensão ao longo dos últimos anos?
  2. Introdução ao TEA: Comorbidades e Novas Evidências Científicas 
  3. Definição do TEA
  4. Características do TEA segundo o DSM V - TR
  5. TEA e suas Possíveis Causas
  6. TEA e o Meio
  7. O Cérebro da pessoa com TEA
  8. Desenvolvimento Cerebral no TEA
Transtornos do neurodesenvolvimento IV - Transtorno do Espectro Autista (TEA II)
  1. Avaliação no TEA Baseada em Evidências
  2. Intervenções no TEA Baseadas em Evidências
  3. Intervenções no TEA Baseadas em Evidências na Escola
  4. Seletividade Alimentar
  5. Comorbidades gastrointestinais no TEA
  6. Atividade Física no TEA
  7. Sono e TEA
  8. Adolescência no TEA
  9. Atividades de Vida Diárias (AVDs) e TEA
  10. Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) Infantil
  11. Identificação e Rastreamento Precoce do TEA
  12. Avaliação Diagnóstica no TEA Infantil
  13. Intervenções e Tratamentos Pediátricos no TEA
  14. Suporte e Educação para Famílias de Crianças com TEA
  15. Coordenação de Cuidados e Colaboração Interdisciplinar
Transtornos do Impulso
  1. Introdução aos Transtornos do Impulso e Transtorno Opositor Desafiador
  2. Etiologia e Fatores de Risco dos Transtornos do Impulso
  3. Transtorno de Conduta – Diagnóstico e Avaliação
  4. Intervenções Terapêuticas e Manejo dos Transtornos do Impulso
Psicofarmacologia II
  1. Introdução à Psicofarmacologia Infantil
  2. Princípios do Uso de Medicamentos Psicofármacos em Crianças e Adolescentes
  3. Introdução à Psicofarmacologia Infantil e Estabilizadores de Humor
  4. Antidepressivos
  5. Antipsicóticos
  6. Psicoestimulantes e Medicamentos para TDAH

Módulo III

Psicoterapia Infantil
  1. Introdução às Psicoterapias Infantis
  2. Psicoterapia Psicodinâmica Infantil
  3. Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) 
  4. Terapia Cognitivo-Comportamental Infantil I
  5. Terapia Cognitivo-Comportamental Infantil II
  6. Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para Crianças
  7. Terapia Familiar Sistêmica
  8. Psicoterapia de Grupo com Crianças
  9. Terapia Centrada na Pessoa de Carl Rogers
  10. Intervenções Lúdicas e Arteterapia
  11. Outras Psicoterapias
Transtornos ansiosos (TOC e TIC)
  1. Introdução aos transtornos ansiosos na infância: ansiedade de separação e mutismo seletivo
  2. Transtornos ansiosos na infância e adolescência
  3. Transtorno obsessivo compulsivo
  4. Transtornos escoriativos, transtorno dismórfico corporal
  5. Tiques motores
Transtornos alimentares
  1. Anorexia
  2. Bulimia
  3. Compulsão alimentar
Dependência Química e comportamental
  1. Transtornos pelo uso de substâncias: álcool, cannabis e cocaína
  2. Dependências tecnológicas
  3. Dependência de jogos
Transtornos de Humor, personalidade e transtornos psicótico
  1. Depressão na infância e adolescência
  2. Transtorno disruptivo de desregulação do humor
  3. Transtorno bipolar na infância e adolescência
  4. Traços De personalidade patológica e adolescência
  5. Transtornos psicóticos na infância e adolescência
Estudos de casos clínicos
  1. TDAH
  2. TEA
  3. Transtornos de Conduta
  4. TOP
  5. Deficiência Intelectual
  6. Transtornos de Aprendizagem
  7. Dislexia
  8. Transtornos do Humor
  9. TAG
  10. Transtornos de Ansiedade Social
  11. Transtorno do Sono
  12. Enurese e Encoprese
  13. Mutismo Seletivo
  14. Síndrome de Tourette
  15. Bulimia Nervosa
  16. Anorexia Nervosa
  17. TOC

DEPOIMENTOS

Nosso curso oferece uma abordagem centrada na saúde integral da criança e do adolescente, preparando médicos para compreender não apenas os transtornos mentais, mas também o impacto emocional, social e familiar na saúde psíquica.

Se você quer transformar sua missão clínica em autoridade digital e atrair pacientes ideais, este bônus foi feito para você. É a ponte entre o seu conhecimento em Psiquiatria Infantil e as ferramentas de comunicação que ampliarão seu alcance.


Este curso de extensão será liberado para todos os aprovados no processo seletivo de Psiquiatria Infantil, sem custo adicional — um diferencial pensado para que você se destaque tanto na clínica quanto no mundo digital.

BÔNUS EXCLUSIVO!

CURSO DE EXTENSÃO EM MARKETING MÉDICO

CONHEÇA NOSSOS DIFERENCIAIS

Fale com a nossa equipe imediatamente direto pelo WhatsApp.

GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES ANTES DE SE CANDIDATAR?

Av. das Américas, 3434 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102

R. Monsenhor Bruno, 1153 – 50º. andar – Aldeota – CEP 60115-190 - Fortaleza/CE

Faculdade Mar Atlântico © 2024. Todos os direitos reservados.

Links úteis
Política de Privacidade
Política de Cookies